Aviamentos
5.11.06 ·
E ainda sobre o Brasil, até porque não contei muitas das coisas que tenho vontade, dedico este post aos aviamentos:
s. m.,
acção ou efeito de aviar;
execução de encomendas;
cumprimento de ordem;
(no pl. ) materiais para uma obra;
(no pl. ) miudezas;
(no pl. ) aprestos.
Por cá nunca ouvi utilizarem a palavra, mas a sua exactidão seduz-me e por isso vou passar a inclui-la no meu vocabulário. É bem mais simples e explícito dizer: "vou aos aviamentos" do que: "vou às missangas, tecidos, materias", etc. Uma só palavra resume e explica tudo.
Em S. Paulo a riqueza de aviamentos deixou-me boquiberta. Os meus olhos ficaram impedidos de piscar tal era a quantidade de informação. A oferta era imensa, específica e variada ao mesmo tempo. Desde lojas onde só se encontravam peças de metal de marroquinaria - fivelas de cintos, pegas de malas (as da foto nunca consegui encontrar em Portugal), fechos, etc - a lojas de missangas - mas a verdadeira fonte, já que vender os sacos GRANDes era normal - a lojas de linhas de costura industrial, outras de material para a máquinas e afins, etc, etc, etc. A informação era tanta que "só visto" e por isso sinto-me incapaz de a (d)escrever. Trouxe muita coisa, mas saí dos bairros (em S. Paulo Bom Retiro, no Rio Copacabana), com a sensação que trouxe muito pouco.
Uma última nota para os cartazes da maior parte das lojas: "Atacado e varejo", ou "Só atacado", explicando, revenda ou venda ao público.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
wow! e wow mais uma vez... e outra vez wow! :|
ResponderEliminarque tecidos lindossss.
já vi peças dessas, ou parecidas talvez, numa retrosaria muito antiga cá em aveiro. são muito lindas :}
uau mesmo!
ResponderEliminarQue lindo, tudo.
ResponderEliminarE deve ter sido espectacular ver isso tudo ao vivo. As lojas deviam ser um mundo!
:D
Que sorte!!!
ResponderEliminarsou maluca por esses fechos metalicos... mas, infelismente por cá é mt raro encontrar essas reliquias... Aproveita!
infelizmente...
ResponderEliminar