Artes Menores (?)

est-benfica
No outro dia, em conversa com a Vera, apercebi-me que pouco ou nada sei sobre Joalharia Egípcia. Já fiz uma ou outra pesquisa e não encontrei muita coisa, vou ver se haverá boa informação para estudar. É pena pensar que em tantos anos de história da Arte (tanto no secundário como na Faculdades) os temas passassem sempre pelo mesmo, a Arquitectura a Escultura e a Pintura e que no que toca às ditas Artes Menores (decorativas), os livros ocupavam-se pouco mais que uma ou duas páginas, já para não falar no tempo de aula que resumia estas páginas em 5 minutos.
Encontrei na Feira do Livro (onde já fui fritar com tanto calor) um livro que me entusismou à primeira e que não hesitei em trazer, Artes Menores de Willam Morris (Antígona), que se apresenta, até agora, extremamente interessante. É uma reunião das palestras que ele deu (no seu ido tempo) nas quais defende veementemente a sua posição sobre a importância do ofício, de todas as (designadas) artes menores, da manufactura e do trabalho empírico e de como elas seriam sinónimo do encontro perfeito da vida com a natureza e consequentemente do encontro do Homem com uma vida plena e feliz. A quem lhe interessar o tema, aqui fica a sugestão.

1 comentário:

  1. olá, obg pelas visitas tb. Acho seu blog bem Brasil/Europeu.hehehe...os padrões de ladrilho hidraulico são bem comuns por aqui (apesar de pouco gente usar. Perto do meu trabalho tem uma loja de vende-los. Qualquer dia passo la e falo umas fotos pra mostrar a você.

    ResponderEliminar