Da Grécia


Louis Dupré, Noiva Grega. De Voyage à Athenes et à Constantinople , publicado em Paris em 1825, um album que contém os trabalhos do artista aquando a sua viagem á Grécia em 1819

Quando visitei Atenas fiquei espantada com o imenso espólio de Joalharia dos museus (embora só tenha visitado um, o Benaki). A História de Arte dos livros da escola formata-nos a uma Grécia do Partenon, das colunas, das ordens jónica, dórica, coríntia (segundo canta a lenga lenga), da arquitectura, da escultura e pouco mais. No entanto isso fez com que eu fosse surpreendida e feliz fiquei por descorir outros tesouros. As influências eram variadas e as técnicas também. Usavam muito a filigrana, facto que me fez olhar para algumas peças com um certo ar de reconhecimento.
Do Museu trouxe um livro ranhoso, pequenote e com umas reproduções pior que más, mas foi o que se arranjou na altura, não sei se por questões de massa ou de tradução (não estaria nada motivada a trazer um livro em Grego). Entretanto uma busca pela Amazon fez-me logo descobrir outros aparentemente melhores.
Para uma perspectiva histórica sobre joalharia grega, este site, embora sendo sintético, é bastante abrangente.

Sem comentários:

Enviar um comentário