A Farmácia do lado

-"Boa Tarde, posso fotografar o chão?

farmacia-entrada

- Boa tarde. Pode! Esteja à vontade que daqui a uns tempos, com as obras...

farmacia-interior

(e enquanto arregalo os olhos e faço gluc, ao perceber que o chão vai à vida, e click com a máquina)

farmacia-interior1

- Então?
- Então a menina já viu isto? Está todo estragado, preciso de fazer obras

...
blábláblá
...
modernizar
...
blábláblá

farmacia-interior2

E lá dentro mais este padrão.

Resumindo, mais um que não vai resistir aos tempos.

12 comentários:

  1. Margarida, NÃO DEIXES!! Explica aos donos, faz qualquer coisa! E dá-lhes, por favor, o contacto do Sr. Lúcio Zagalo, para se for preciso de facto substituir algum pedaço desse chão maravilhoso.

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha valorizado o mosaico hidraulico até ler os vossos blogues. Mas também nunca me passaria pela cabeça destruir assim um pedaço de história.

    ResponderEliminar
  3. Raridades...

    Muitas vezes as pessoas não se apercebem da riqueza que têm entre mãos, mas em muitos casos é natural. Uma certa veia burguesa e urbana permite-nos, por exemplo, apreciar o campo e os que lá viveram toda a vida odiarem-no. Todos os anos assisto a isso na aldeia dos meus avós.
    A aldeia, antes toda de xisto, tem já há alguns anos casas cimentadas. E porquê? porque os habitantes, habituados à pobreza desde pequenos, viram em cimentar um sinal de prosperidade e modernização. Agora, fazem-se aldeias de xisto de raiz! Há um sentido de gosto que só é possível porque superámos os "traumas".

    É claro que preferia que a casa dos meus avós ainda fosse de xisto e que essa farmácia mantivesse o seu belíssimo chão, até porque seriam infinitamente mais ricos, mas a verdade é que sei de onde vem essa tentativa de "aperfeiçoamento" e "modernização".

    Acho que as pastelarias que temos em portugal são um sintoma disso mesmo. Temos o trauma do pobrezinho e poucas vezes sabemos valorizar a dimensão do que temos.

    ResponderEliminar
  4. ... mas está tudo tão impecável! Seria mesmo uma pena...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:17

    Tão lindo...
    Acho que no teu lugar oferecia-me para ficar com o chão!... Não sei bem para onde por - umas obrinhas de "desmodernização" em casa, por exemplo, numa parte do piso ou numa parede ;)
    E aquelas letras davam um óptima "pixel font"!
    É como a Ana diz - o impulso humano de evolução e perfeição acaba por empurrar as pessoas a fazerem coisas que não são assim tão unanimemente "perfeitas"...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:40

    Realmente é uma pena e custa acreditar que alguém retire mosaico hidráulico para colocar tijoleira... mas acontece. E acontecem outras coisas que tais (e ainda pior!) como bem referiu a Ana.

    Adorei o pedaço branco e vermelho, gostava de o ter na minha cozinha; combinava com a chaminé holandesa debruada a mosaico hidráulico! A minha banca em tempos terá também sido em mosaico hidráulico (o meu chuveiro ainda é), mas nos anos 70 alguém se lembrou de 'renovar' a cozinha e destruiu muito do seu encanto -- e nem por isso a tornou mais funcional, o que é ainda mais irritante.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:11

    Para obras de remodelação sem danificar pavimentos dessa qualidade contacte já: LINHABRANCA, ao seu dispor!


    *Orçamentos grátes!

    --------------------------------
    aqui fica o contacto para os mais revivalistas e fãs dos mosaicos hidraúlicos: www.mosaicdelsur.com representado em Portugal pela Studiofirma (Cascais)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:04

    No meio de uma pesquisa, sobre já não sei o quê acabei por passar por aqui. Como concordo, e entre outros, para além de tentar quando os vejo registar também eu estas coisas do passado, mas também porque faz parte da minha profissão deixo-te duas empresas nacionais, que ainda hoje (e esperemos que por muitos anos) produzem não só mosaico hidráulico em variadissimas colecções, cores e feitios, como também reproduzem outras para estes casos:

    www.cerbran.com
    e
    www.azulima.pt

    e para além do mosaico hidráulico, fazem-me falta todos os outros acabamentos, como o calimero e o bugs bunny na calçada da avenida de Roma, ou o soalho da avó em tábuas de dois centimetros de espessura feito de àrvores que hoje já não existem e que quando alguém faz obras desperdiça avidamente um produto que demorou 50 anos a formar-se e tem outros 50 de patine em cima.
    Tudo para cobrir com cerâmica que imita pedra, ou plástico que imita madeira...é flutuante...põe-nos nas nuvens com certeza..

    ResponderEliminar
  9. Ai, Margarida, que dor...
    Já chorei muito por ver coisas antigas e lindas serem demolidas, em troca de modernidades burras. Já conversei com os proprietários (um dos últimos foi o de uma farmácia com aquelas lindas prateleiras de madeira, que logo depois destruiu tudo e "modernizou-a"), e, infelizmente, até hoje, não consegui convencer ninguem.
    Na minha cidade, que é pequena e jovem (só tem 80 anos), existem poucas casas antigas, e estou fotografando o que posso, para, pelo menos, ter um registro do que havia.
    Tambem fui contaminada pelas idéias suas e da Rosa, e estou procurando essas belezas antigas por aqui para por no blog que fiz da minha cidade.
    Mas vamos continuar lutando. Desistir, nunca !

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelos links que deixaram. Vou tentar salvar o dito chão. Se não conseguir aquele, pelo menos os muitos que já fotografei pelo bairro.

    ResponderEliminar
  11. será uma tristeza deixar o chao desaparecer!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:58

    Onde é que é a farmácia? Se estiver em zona de protecção (50 metros de algum imóvel classificado), o proprietário não poderá fazer as obras sem a aprovação do IGESPAR (antigo IPPAR) - com um chão destes vale a pena investigar e mesmo alertar o proprietário (pode ser que o iniba ;-P)

    ResponderEliminar